Sobre a Ouvidoria


O que é a ouvidoria?

A Ouvidoria Geral da UFPR é um órgão de atendimento às diversas manifestações relativas aos serviços públicos prestados pela Universidade Federal do Paraná, criando à comunidade interna e externa, um importante canal de comunicação à participação no processo de busca e aperfeiçoamento da Instituição.

Qual o papel da ouvidoria?

  • Receber e apurar as denúncias, reclamações e sugestões da comunidade externa e interna;
  • Acompanhar as providências adotadas, cobrar soluções e manter o usuário informado;
  • Prevenir e coibir as arbitrariedades administrativas, combatendo as ações que ferem os direitos e valores das pessoas.

Cabe ao ouvidor:

  • Preservar e respeitar os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
  • Agir com justiça, integridade, transparência e imparcialidade;
  • Resguardar o sigilo das informações;
  • Ouvir seu representado com paciência, compreensão, ausência de pré-julgamento e de todo e qualquer preconceito;
  • Buscar a correção dos procedimentos repreensíveis, evitando a sua repetição, impelindo a melhoria da qualidade na administração em que estiver atuando;
  • Estabelecer canais de comunicação de forma aberta, honesta e objetiva, procurando sempre facilitar e agilizar as informações.

Acesse aqui a resolução 02/05 do COPLAD, que trata das normas da Ouvidoria Geral da UFPR.

 

©2019  Universidade Federal do Paraná - Ouvidoria Geral

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR